Morrer ou perder potência na chuva
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Morrer ou perder potência na chuva
Vários casos causaram pânico em proprietários de Mirage 150 quando andava na chuva, principalmente dos anos 2010 a 2011.
O caso mais comum é o de "engasgar" (falhar/apagar) na chuva. As luzes da moto continuam acesas, mas a moto não segura marcha lenta e tem dificuldades na partida.
Esse problema se dá pelo entupimento da mangueira do respiro do carburador seja por água ou sujeira, e a moto perde potência e falha até morrer.
Essa mangueira é preta e está na parte inferior do carburador (é preta, a transparente é do "ladrão" da bateria), e sua extremidade solta fica embaixo da moto próximo ao cavalete central
Solução: faça um corte em diagonal no formato de / com o corte voltado para a traseira da moto. Aproveite e uns 3 ou 4 centímetros acima e faça um furo pequeno na mangueira, também voltado para trás.
Em casos de "apagão elétrico", que tb é comum nos modelos 2010 e 2011, a moto apaga totalmente, faróis, setas e instrumentos param completamente ou ficam piscando.
Nesse caso, o problema está embaixo do banco, na caixa de fusíveis, e o correto é abri-la, remover o fusível, secar tudo e "apertar" os contatos para melhorar a pressão do plug e o problema acaba. Em alguns casos, a realocação do porta fusiveis para a lateral junto à bateria torna mais fácil seu manuseio (solução adotada nos modelos 2012 em diante). Caso a moto apague, e o procedimento for realizado e ainda assim persistir, Substitua o fusível que provavelmente queimou por oxidação ou sobrecarga provocada pela mal contato. Ao lado do dispositivo em uso tem outro sobressalente (perceptível pois não sai fios abaixo) e não esqueça de colocar outro no lugar do trocado.
Mais dicas poderão aparecer a partir desses.
O caso mais comum é o de "engasgar" (falhar/apagar) na chuva. As luzes da moto continuam acesas, mas a moto não segura marcha lenta e tem dificuldades na partida.
Esse problema se dá pelo entupimento da mangueira do respiro do carburador seja por água ou sujeira, e a moto perde potência e falha até morrer.
Essa mangueira é preta e está na parte inferior do carburador (é preta, a transparente é do "ladrão" da bateria), e sua extremidade solta fica embaixo da moto próximo ao cavalete central
Solução: faça um corte em diagonal no formato de / com o corte voltado para a traseira da moto. Aproveite e uns 3 ou 4 centímetros acima e faça um furo pequeno na mangueira, também voltado para trás.
Em casos de "apagão elétrico", que tb é comum nos modelos 2010 e 2011, a moto apaga totalmente, faróis, setas e instrumentos param completamente ou ficam piscando.
Nesse caso, o problema está embaixo do banco, na caixa de fusíveis, e o correto é abri-la, remover o fusível, secar tudo e "apertar" os contatos para melhorar a pressão do plug e o problema acaba. Em alguns casos, a realocação do porta fusiveis para a lateral junto à bateria torna mais fácil seu manuseio (solução adotada nos modelos 2012 em diante). Caso a moto apague, e o procedimento for realizado e ainda assim persistir, Substitua o fusível que provavelmente queimou por oxidação ou sobrecarga provocada pela mal contato. Ao lado do dispositivo em uso tem outro sobressalente (perceptível pois não sai fios abaixo) e não esqueça de colocar outro no lugar do trocado.
Mais dicas poderão aparecer a partir desses.
Evandro.Mirageiro- Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/06/2013
Re: Morrer ou perder potência na chuva
Comprei a minha a pouco tempo usada mod. 2012 (1600 kms)... peguei uma baita chuva e ela começou a apresentar os mesmos sintomas citados aqui, engasgos. Depois saindo com ela foi normal, mas chegando em casa resolvi jogar um pouco de agua sobre o tanque com um esguicho para ver se voltava a falhar, e sim voltou a falhar na hora. Sai normalmente mas começou a cortar o motor até parar, demorava mas conseguia fazer pegar, no pesinho ai andava um pouco e já parava novamente... e assim foi até que arranquei a mangueira drenagem do carburador que já havia feito o corte em diagonal sugerido aqui no fórum e tirei o banco e enxuguei os conectores elétricos que estavam encharcados.
Aproveitei e isolei bem os conectores com fita isolante e fiz um telhadinho no local para desviar parte da agua da chuva que acaba direcionada ali.
Agora lendo mais relatos, percebi que pode ser também o botão corta corrente que esteja infiltrando agua, coloquei uma fita isolante em cima dele para verificar se pode ser ali o problema.
Aproveitei e dei uma leve isolada no miolo da chave de ignição, não acredito que o problema seja ali... mas não custa fazer o serviço completo
Ah sim, tirei o pino dourado (Respiro?) do carburador, fiz a limpeza e alaguei um pouco o furo.
Agora é esperar próxima chuva e ver se tudo ok.
----------------------------------
Rodei 1000 kms com a Mig até agora, é minha primeira moto 150cc... sempre tive maiores. Tirando estes problemas de engasgos que parecem crônicos devido a mau montagem que espero logo conseguir sanar com a ajuda das informações aqui do fórum, tenho gostado bastante da moto.
Aproveitei e isolei bem os conectores com fita isolante e fiz um telhadinho no local para desviar parte da agua da chuva que acaba direcionada ali.
Agora lendo mais relatos, percebi que pode ser também o botão corta corrente que esteja infiltrando agua, coloquei uma fita isolante em cima dele para verificar se pode ser ali o problema.
Aproveitei e dei uma leve isolada no miolo da chave de ignição, não acredito que o problema seja ali... mas não custa fazer o serviço completo
Ah sim, tirei o pino dourado (Respiro?) do carburador, fiz a limpeza e alaguei um pouco o furo.
Agora é esperar próxima chuva e ver se tudo ok.
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Rodei 1000 kms com a Mig até agora, é minha primeira moto 150cc... sempre tive maiores. Tirando estes problemas de engasgos que parecem crônicos devido a mau montagem que espero logo conseguir sanar com a ajuda das informações aqui do fórum, tenho gostado bastante da moto.
rubens caruso- Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/01/2014
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